CBV – Hospital de Olhos

Baixa Visão

  • Sem categoria

O que é baixa visão?

A perda da visão parcial que não pode ser corrigida causa uma disfunção por baixa visão. Uma pessoa com baixa visão tem a acuidade visual severamente reduzida, baixa sensibilidade ao contraste ou uma diminuição significativa do campo visual.

Sinais de Baixa Visão

– Dificuldade em reconhecer um rosto familiar;
– Dificuldade de leitura – as letras aparecem quebradas, distorcidas e incompletas;
– Dificuldade em ver objetos e perigos potenciais, assim como: escadas, calçadas, paredes, superfícies e móveis irregulares.
– Mesmo com óculos regulares ou lentes de contato, uma imagem visual, seja uma frase de um livro ou uma faixa de pedestre em uma rua movimentada, pode parecer distorcida, borrada ou incompleta se você tem baixa visão.

Baixa Visão = Visão útil

A boa notícia é que as pessoas com baixa visão geralmente ainda retêm uma visão útil. Um oftalmologista especializado em baixa visão pode avaliar como o paciente enxerga e poderá prescrever aparelhos ópticos para maximizar esta visão remanescente.

Essa avaliação da visão funcional e sua maximização são passos importantes que podem impactar a qualidade de vida dos pacientes com baixa visão.

A reabilitação da visão: a chave para a sua segurança e independência

Se a sua visão não pode ser melhorada por intervenções médicas ou cirúrgicas, a reabilitação visual e treinamento oferecem habilidades e estratégicas que podem lhe trazer segurança e independência em suas atividades do dia a dia.

Serviços de reabilitação visual

Esses serviços são feitos por uma equipe multidisciplinar de especialistas que podem introduzir novos métodos para usar a sua visão remanescente e ajudá-lo a maximizar a função diária e ajustar a perda de visão.

Essa equipe especialmente treinada, inclui: oftalmologistas, assistentes sociais, enfermeiras, terapeutas ocupacionais, conselheiros ocupacionais, especialistas em orientações e mobilidade. O serviço de reabilitação visual pode incluir:

Exames de baixa visão;

Receita de aparelhos ópticos de baixa visão, tais quais: óculos ultra-potentes, ampliadores, telescópios e treinamento sobre como usá-los;

Recomendações para aparelhos adaptáveis que reduzem a claridade, assim como: iluminação especial, material com letras grandes, vídeo ampliadores e tecnologia adaptável de informática;
Treinamento em habilidades diárias, tais como: técnicas para cozinhar com segurança, técnicas para cuidados pessoais e com a casa, técnicas para controlar as finanças e as medicações, assim como treinamento em informática;

Treinamento em como viajar e usar o transporte público com segurança, assim como evitar quedas e acidentes;

Aconselhamento individual, familiar e em grupo.

Os especialistas em reabilitação visual podem ajudá-lo a administrar seu dia a dia em casa, no trabalho, na comunidade e em todas as etapas da vida. Pergunte ao seu médico sobre a reabilitação visual e como estes serviços especializados podem melhorar sua qualidade de vida.