CBV – Hospital de Olhos

Buraco de Mácula

  • Sem categoria

O que é?

Mácula é uma pequena área no centro da retina responsável pela visão mais detalhada necessária para as atividades do dia a dia, além da percepção de cores. Quando um defeito na espessura da mácula se desenvolve, esta condição é referida como Buraco de Mácula.

Sintomas do Buraco de Mácula?

O sintoma mais comum do buraco de mácula é uma baixa gradual na visão central do olho afetado. Isso pode ocorrer como embaçamento, distorção (linhas retas parecendo tortas), e um ponto escuro na visão central. O grau em que a visão será afetada depende do estágio da doença que varia de inicial a avançado.

Diagnóstico?

A tomografia de coerência óptica (OCT) é um padrão ouro atual no diagnóstico tardio, acompanhamento e controle do tratamento para o buraco de mácula. Trata-se de uma técnica de imagem rápida e não invasiva que permite a avaliação da mácula em alta resolução, importante para seu médico diferenciar de outras condições oculares com sintomas semelhantes.

Como o Buraco de Mácula é tratada?

A cirurgia é necessária em muitos casos para ajudar a estabilizar ou melhorar a visão. O procedimento cirúrgico é chamado de vitrectomia – o gel vítreo dentro do olho é removido e substituído por uma bolha contendo uma mistura de ar e gás. A bolha é um tampão interno e temporário que mantém a borda do orifício macular no lugar enquanto cicatriza. Após a cirurgia, os pacientes devem permanecer em uma posição de face para baixo, normalmente por alguns dias, mas às vezes por mais tempo. Esta posição permite que a bolha se posicione contra a mácula selando o buraco. Como esta posição pode ser difícil para muitas pessoas, é importante discutir com seu médico antes da cirurgia. Alguns casos na fase inicial não precisam desta posição.

E se eu não puder permanecer na posição de face para baixo depois da cirurgia?

As pessoas que não conseguem permanecer em uma posição de face para baixo durante este período de tempo podem utilizar uma série de dispositivos que podem tornar o período de recuperação ‘’virado para baixo’’. O CBV disponibiliza, na quantidade de dias recomendados, uma maca especial que ajuda no posicionamento dos pacientes. Discuta isso com seu médico.

Quão bem-sucedida é esta cirurgia?

A melhoria da visão varia de paciente a paciente. As pessoas que tiveram um buraco de mácula por menos de seis meses têm uma melhor chance de recuperar a visão do que aqueles que o tiveram por um período mais longo. Em alguns casos a recuperação da visão final pode levar alguns meses.

Quais são os riscos da cirurgia?

O risco mais comum após a cirurgia de buraco de mácula é um aumento na taxa de desenvolvimento de catarata. Outras complicações raras incluem infecção e descolamento da retina tanto durante a cirurgia como depois, ambas as quais podem ser imediatamente tratadas.

Durante alguns dias após a cirurgia, os pacientes não devem viajar de avião, pois mudanças na pressão do ar podem fazer com que a bolha no olho se expanda, aumentando a pressão ocular.