CBV – Hospital de Olhos

Catarata

  • Sem categoria

O que é Catarata?

O olho tem uma lente natural, normalmente transparente, chamada ‘’cristalino’’, que tem a função de focalizar a imagem dos objetos. Devido a vários fatores, essa lente começa a ficar opaca. É a chamada catarata, que é a principal causa de cegueira no mundo.

Por que tantas pessoas tem catarata?

O tipo mais comum de catarata acontece em função do envelhecimento natural do cristalino. Existem também a catarata congênita (presente ao nascimento), a traumática, causada pelo uso indevido de medicamentos, e ainda as decorrentes de doenças metabólicas, como a diabetes.

Quais são os sintomas?

O primeiro sinal de aparecimento da catarata pode ser da visão ou uma alteração do grau dos óculos em curto período de tempo. Podem ocorrer halos ao redor das luzes à noite, embaçamento ou sombras na visão.

Nos casos muito avançados a pupila se apresenta esbranquiçada.

Como tratar?

O único meio eficaz de tratar a catarata é através de cirurgia. Hoje, o método mais moderno e utilizando um laser de femtosegundo para fazer incisões além de fragmentar a catarata. Um aparelho de facoemulsificação completa a fragmentação e aspiração da catarata, após a remoção da catarata, uma lente artificial deve ser implantada. A cirurgia de catarata é a mais realizada no mundo entre todas as cirurgias, pois é segura, de fácil recuperação e que raramente apresenta complicações. Poucos dias após a operação, não havendo nenhuma outra doença ocular associada, o paciente recupera sua acuidade visual e retorna às suas atividades normais.

Tipos de Lentes

Diversos tipos de lentes intraoculares estão disponíveis para corrigir problemas oculares como o astigmatismo, a vista cansada aberrações esféricas. As lentes trifocais são práticas, pois elimina a dependência de óculos, proporcionando melhor acuidade visual para longe, meia distância e perto.

Até mesmo para os que já operaram de catarata e ainda sofrem com grau residual surgiram novidades. Pode – se na maioria das vezes, acrescentar uma Segunda lente intraocular para astigmatismo, miopia, hipermetropia ou vista cansada.