CBV – Hospital de Olhos

Ceratocone

  • Sem categoria

É uma doença da córnea que pode evoluir para um abaulamento e irregularidade da sua forma. Em consequência, a acuidade visual pode estar prejudicada. Muitos casos apresentam evolução e para irregularidade de sua forma.

Quais são os sintomas?

O alerta é dado pelo embaçamento e distorção da visão. Em geral, aparecem também miopia e astigmatismo. Os sintomas acometem na adolescência.
Como se faz o diagnóstico de Ceratocone?

A identificação de um ceratocone requer uma cuidadosa história clínica, medidas da acuidade visual, refração, e exames complementares realizados por instrumentação especializadas (tomografia de córnea). Geralmente, pacientes com ceratocone têm modificações frequentes nas prescrições dos seus óculos em curto período de tempo e, além disso, os óculos já não fornecem uma correção visual satisfatória.

As refrações são frequentemente variáveis e inconsistentes.

Como tratar a doença?

O uso de óculos pode ser indicado com o objetivo de melhorar a visão. Na medida em que a anomalia se agrava, esse recurso torna-se insuficiente, exigindo a utilização de lentes de contato rígidas. Em muitos casos, a opção mais recomendada além de lentes de contato especiais para o ceratocone e o transplante de córnea ou a colocação de anéis intracorneanos).

Novas técnicas como o ‘‘crosslinking’’ tem sido utilizado para o tratamento da doença.