CBV – Hospital de Olhos

Consultas

Anestesiologia

A Anestesiologia é a especialidade médica que proporciona ausência ou alívio da dor e outras sensações ao paciente que necessita realizar procedimentos médicos.

Seja em cirurgias ou exames diagnósticos, a Anestesiologia identifica e trata eventuais alterações das funções vitais. A especialidade engloba não só o Período Intra-Operatório, bem como os períodos Pré e Pós-Operatórios.

Catarata

O objetvo desta subespecialidade é tratar os males que acometem o cristalino, que é a lente natural existente no globo ocular, entre esses males estão a sua opacidade e insuficiência.

Além de cuidar da saúde do cristalino esta subespecialidade pode restabelecer a transparência da visão, com o auxílio de lentes tóricas que tendem a reduzir o grau de astigmatismo, e das lentes multifocias, melhorando a visão de longe e de perto.

Córnea

A especialidade de Córnea envolve doenças da córnea, das glândulas palpebrais, da conjuntiva, da episclera e da esclera.

São exemplos de alterações da córnea – ceratites, ceratocone e erros refracionais. Exemplos de alterações das glândulas palpebrais – olho seco e hordéolo (terçol). Exemplos de alterações conjuntivais – conjuntivites, e também olho seco. Exemplos de doenças episclerais e esclerais – episclerites e esclerites secundárias a inflamações infecciosas e/ou imunológicas.

Glaucoma

A especialidade de Glaucoma estuda as doenças oculares em que o nervo óptico é danificado em um padrão característico podendo levar à cegueira se não tratado.

É normalmente associada com aumento da pressão intra-ocular (PIO), denominada hipertensão ocular (HO). Ter HO não significa que o paciente terá Glaucoma, isto é, um paciente pode ter a PIO elevada, sem que isto lhe venha causar qualquer dano ocular. Adicionalmente, há pacientes que desenvolvem glaucoma sem HO, isto é, Glaucoma de pressão “normal”.

Desta forma, o principal parâmetro para o diagnóstico do Glaucoma é a configuração do disco óptico assim como de sua função. Para isto, além da aferição da PIO, realizam-se outros testes tais como: documentação fotográfica seriada dos discos ópticos, perimetria visual computadorizada, paquimetria corneana, tomografia de coerência óptica, dentre outros.

Lentes de Contato

A especialidade de Lentes de Contato visa avaliar as vantagens e desvantagens de se recomendar o uso de Lentes de Contato a um paciente.

Se determinado que um paciente terá benefícios com o uso de Lentes de Contato, parte-se para a etapa de adaptação das Lentes de Contato em que o paciente realizará uma série de medições corneanas, avaliações lacrimais, conjuntivais e palpebrais, a fim de escolher o melhor tipo de lente para cada paciente.

Oftalmologia Geral

A Oftalmologia Geral é uma das especialidades da Medicina que investiga e trata as doenças relacionadas com a visão e com os olhos e seus anexos.

Esta especialidade médica se dedica ao estudo e tratamento das doenças e erros de refração apresentados pelo olho. Assim como outras especialidades, a Oftalmologia tem várias subespecialidades, entre elas: plástica ocular, doenças orbitárias, doenças das vias lacrimais, o estrabismo, o glaucoma, a cirurgia refrativa, retina, oftalmopediatria e outros.

Oftalmopediatria

A Oftalmopediatria visa cuidar de pacientes em idade infantil para realização de um primeiro exame oftalmológico, muitas vezes solicitado pelo pediatra, e também cuida de crianças com desvios oculares denominados estrabismos.

No CBV Hospital de Olhos, contamos com uma equipe de médicos escpecializados no atendimento à criança e ao adolescente, prestando um serviço humanizado e acolhedor.

Além desse atendimento diferenciado, oferecemos aos nossos pacientes o Espaço Oftalmopediatria e o Cine CBV, que exibe* filmes para toda a família no Auditório Prof. Marcos Ávila, tornando a passagem pelo hospital mais agradável.

*confira em nossa Central de Atendimento ou na Recepção Central.

Plástica Ocular

A especialidade de Plástica Ocular visa cuidar de traumas que exijam reconstruções palpebrais, assim como situações degenerativas como a retirada de excessos de pele que interfiram na adequada movimentação palpebral.

Além disso, procedimentos estéticos como aplicações de toxina botulínica (Botox), além de outras técnicas rejuvenescedoras, também são realizados nesta subespecialidade.

Refrativa

A especialidade de Refrativa visa corrigir variações refracionais, tais como miopia, astigmatismo e hipermetropia.

O objetivo é que o paciente possa enxergar sem o auxílio de lentes corretivas ou, ao menos, proporcionar ao paciente a possibilidade de que ele/a utilize uma correção com um grau bem mais fraco.

Retina e Vítreo

A especialidade de Retina e Vítreo visa cuidar das doenças que afetam a parede posterior dos olhos, assim como o gel/líquido que preenche a maior parte dos olhos.

Exemplos de doenças tratadas nesta especialidade incluem: Descolamentos de Retina, Diabetes, Oclusões Vasculares da Retina, etc.

Uveíte

A especialidade de Uveíte visa cuidar das inflamações do tecido uveal, isto é, íris, corpo ciliar e coróide.

Tais regiões do olho são bastante vascularizadas e podem ser inflamadas virtualmente por qualquer agente inflamatório que circule no sangue, seja ele infeccioso ou imunológico, ou mesmo genético.

Visão Subnormal

A especialidade de Visão Subnormal visa cuidar de pacientes com uma resolução de imagem muito baixa mesmo com a utilização dos melhores óculos.

Nestes casos, testam-se diferentes dispositivos de visão ampliada a fim de tentar aumentar a capacidade de leitura e/ou locomoção do paciente.

Fale com
atendente