A Tomografia de Coerência Óptica (OCT) de córnea e segmento anterior é um instrumento versátil da anatomia da córnea e do segmento anterior.

Comparado aos métodos topográficos normalmente usados, o OCT é o único capaz de delimitar a interface do flap de LASIK, as interfaces anterior e posterior da córnea, além da interface epitélio-Bowman, permitindo a visualização e análise das estruturas detalhadas da câmara anterior e medidas precisas. Além disso, comparado aos métodos ultra-sonográficos o OCT apresenta as vantagens de melhor resolução e de ser um exame de não contato (não ocorre contato direto com o olho), totalmente indolor.

visante2OCT Visante

Indicações:

Suas principais indicações são: análise da anatomia da córnea e do segmento anterior, análise pós-cirurgia refrativa (detecção do flap de LASIK e análise do leito residual estromal), diagnóstico diferencial de ceratocone e ectasia pós-LASIK, análise de patologias da córnea e segmento anterior (tumores), pós transplante de córnea, pós-anel intracorneano(Anel de Ferrara), análise do cristalino, medidas da câmara anterior com precisão para implantes de lentes de câmara anterior, nevus e tumores de íris e corpo ciliar, análise do ângulo da câmara anterior e sua anatomia no glaucoma.

Conclusões

O OCT de córnea e segmento anterior é uma nova ferramenta na análise da anatomia da córnea e segmento anterior. Cirurgia refrativa, biometria de câmara anterior, análise do ângulo da câmara anterior, trabeculectomia e lesões tumorais são alguns dos casos que irão se beneficiar com a análise do OCT visante.