Boato de que uso de celular causa câncer nos olhos é falso, explica oftalmologista

Com certeza você já deve ter ouvido falar que ler telas brilhantes à noite e no escuro pode prejudicar a visão, causando até maculopatia, o câncer de olho. No entanto, essa informação, muitas vezes resultante de “achismos”, não passa de um boato.

Primeiramente, os cânceres no olho possuem determinação genética, seja por exposição a agentes químicos ou solares, ou metástases de outros órgãos, é o que explica a oftalmologista do CBV – Hospital de Olhos Núbia Vanessa, desmistificando o surgimento de tumores devido a leituras realizadas em telas e no escuro.

O que de fato a leitura de telas brilhantes no escuro pode ocasionar é a inibição do sono, menor lubrificação ocular e até perda de visão. “A exposição prolongada à luz azul provoca a morte das células fotorreceptoras (sensíveis à luz), uma das causas da degeneração macular, uma condição incurável que causa cegueira, e não a maculopatia”, comenta a médica.

Quanto à inibição do sono, a Dr. Núbia explica que a luz azul emitida pela tela dos celulares ou computadores interrompe a produção de melatonina, o hormônio responsável pelo sono, causando insônia e irritabilidade, bem como cansaço diurno e má aproveitamento escolar e laboral.

Como a prevenção é sempre o melhor remédio, a oftalmologista Núbia Vanessa dá algumas recomendações para fazer o uso correto de aparelhos celulares durante a noite. São elas:

  • Instalar aplicativos no celular que permitem que a luminosidade seja alterada do azul para o amarelo ou alaranjado;
  • Evitar o uso de aparelhos eletrônicos até 2 ou 3 horas antes de dormir;
  • Preferir luzes amarelas quentes ou avermelhadas para iluminar a casa durante a noite;
  • Utilizar óculos que bloqueiam a luz azul;
  • Colocar um protetor de tela no celular e no tablet, que proteja da luz azul;
  • Usar proteção no rosto que proteja da luz azul, e que tenha antioxidantes na composição, que neutralizam os radicais livres.
  • Reduzir a utilização destes dispositivos, principalmente cerca de 30 minutos antes de dormir.

Fonte: O Hoje

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support