Dia da Saúde Ocular: 50% de brasileiros sofrem com algum distúrbio da visão – Dez Minutos

Especialistas alertam que exames preventivos tiveram queda na pandemia

Dez de julho é marcado pelo Dia da Saúde Ocular. A data é uma alerta sobre a prevenção  e o diagnóstico precoce de doenças oculares. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 60% dos distúrbios da visão são casos de cegueira e deficiência visual. Porém, diferente de 2019, por causa da pandemia, dados do DataSUS mostram que houve queda no número de atendimentos dos principais problemas de vista, que são: falta de óculos e catarata. 

Para se ter uma ideia do tamanho da queda, segundo o SUS, as prescrições de óculos tiveram uma redução de 61% entre janeiro e abril de 2021 em relação a 2019. Houve ainda queda de 49% na realização de cirurgias de catarata.

Na avaliação do oftalmologista do CBV – Hospital de Olhos Tiago Suzuki, o dado é preocupante, pois a catarata, por exemplo, pode levar à cegueira gradativamente. Por isso, é importante o acompanhamento médico. “O Brasil tem um dado preocupante em relação à catarata. Somos os primeiros no ranking de pacientes que perderam a visão por conta dessa patologia”, explica. 

Além disso, segundo o médico, a queda nos atendimentos é muito preocupante. “Com certeza muitas pessoas ficaram com medo de fazer o acompanhamento de rotina. Porém, é muito importante fazer todos os exames preventivos, pois dependendo da doença do paciente pode ser algo irreversível”, alerta o especialista. 

De acordo com Tiago, as principais doenças oculares são: conjuntivite aguda bacteriana, conjuntivite viral, conjuntivite crônica (tracoma), catarata e glaucoma. Além de consultar regularmente o oftalmologista,  o médico também lista algumas dicas para proteção dos olhos:  

  • Evitar coçar ou esfregar os olhos;
  • Remover a maquiagem antes de dormir. Sempre verificar a validade dos produtos; 
  • Não compartilhar maquiagem;
  • Verificar o nível de glicose para evitar problemas causados pela diabetes;
  • Pelo menos uma vez ao dia, é importante higienizar a área em volta dos olhos (pálpebras, cílios e cantos). Ao remover as impurezas, o paciente evita as coceiras, irritações e até conjuntivite.;
  • Usar óculos ou lentes quando prescritos;
  • Usar óculos escuros em locais com muita claridade; 
  • Piscar com frequência para lubrificar as córneas. Isso ajuda a prevenir a Síndrome da Visão de Computador. 

Fonte: Dez Minutos

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support