Membrana epirretiniana

O que é?

Membrana epirretiniana (MER) também conhecida como maculopatia em celofane. Como o nome sugere, forma-se uma membrana delicada avascular, translúcida na superfície da retina. Inicialmente, causa mínimos sintomas e devem ser simplesmente observados, mas em alguns casos, resultam em perda da visão e distorção visual.

Sintomas da membrana epirretiniana?

Os pacientes podem notar distorção em formas, normalmente, quando comparadas ao outro olho. Em casos avançados, isso pode levar a uma visão bastante diminuída.

Diagnóstico

A tomografia de coerência óptica (OCT) é um importante método de imagem utilizado para avaliar a gravidade de MER. A angiografia com fluoresceína é usada para determinar se outros problemas de retina subjacentes provocados pela MER.

Como a membrana epirretiniana é tratada?

Como a MER pode se manter estável após um período inicial de crescimento, ela simplesmente pode ser monitorada, desde que não afete significamente a visão. No entanto, se o exame apresentar progressão e/ou piora funcional da visão, as intervenções cirúrgicas podem ser recomendadas. 

Não há colírios, medicamentos ou suplementos nutricionais para tratar a MER. Um procedimento cirúrgico chamado vitrectomia é a única opção nos olhos que requer tratamento. A vitrectomia permite o acesso a superfície da retina, na qual a MER pode ser removida com delicadas pinças, permitindo que a mácula relaxe e torne-se menos enrugada.

Fatores que afetam o prognóstico do resultado visual após tratamento cirúrgico da MER

– Tempo de presença da MER;

– O grau de tração sobre a retina;

– A causa da MER: idiopática tem melhor prognóstico do que aquelas relacionadas com vasculares retinianos.

O prognóstico do tratamento cirúrgico da membrana epirretiniana

O risco de complicações com vitrectomia é pequeno, com cerca de 1 em cada 100 pacientes apresentando descolamento da retina, e 1 em 2000 podendo desenvolver infecção após a cirurgia. Pode haver progressão aumentada de catarata após a cirurgia.

A cirurgia para a MER tem boa taxa de sucesso e a maioria dos pacientes experimentam melhora na acuidade visual e diminuição das deformações visuais após a vitrectomia.