Médica recomenda uso moderado de telas para adolescentes

Além dos problemas de visão, uso descontrolado pode levar ao cansaço, sonolência e até dores de cabeça

Estudos atuais indicam que o uso excessivo de telas por período superior a 2h por dia pode aumentar a incidência de miopia em crianças e adolescentes. Para falar sobre esse assunto, o Nacional Jovem bateu um papo com a oftalmologista Nubia Vanessa. 

Segundo ela: hoje a gente usa esses eletrônicos tanto para entretenimento quanto para estudo, trabalho e várias outras funções diárias.

“Antes, a gente usava telefone apenas para receber e fazer ligação. Hoje não, a gente tem o mundo na palma da mão. Até mesmo no carro para fazer uso de aplicativos de direção.”

Nubia explica a sensação de cansaço ou sonolência e até dores de cabeça após o uso excessivo de telas. Isso tudo, de acordo com a médica, devido a luminosidade da tela. 

Na entrevista, ela recomenda ainda o descanso das telas e o uso de colírio para quem passa muito tempo durante o trabalho, por exemplo. 

Ouça a entrevista completa no player acima. 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support