Retinopatia diabética: Casos graves levam a cegueira em 5 anos, alerta oftalmologista – Rádios EBC

A retinopatia é uma das principais complicações da diabetes e também a principal causa de cegueira em pessoas com idade entre 20 e 74 anos. Sobre a Retinopatia Diabética o Revista Brasil entrevistou Dr. Douglas Pigosso,médico oftalmologista do Hospital de Olhos (CBV) e especialista em retina.

Segundo o médico as pessoas só procuram o médico quando a doença já está instalada. É recomendado uma consulta ao oftamologita 1 a  2 vezes ao ano.

Para evitar a doença é necessário manter o controle da diabetes, fazer atividades físicas, manter uma alimentação saudável e consultas regulares ao oftalmologista.

Ele explica que o diabete tipo 1 é aquele que o pâncreas entram em falência, não produzindo mais insulina. Já o diabete tipo 2 é adquirida ao longo da vida com má alimentação, obesidade, sedentarismo, dentre outros.

Pigosso comenta que a retinoplastia tem vários graus. Na mais grave, que é a proliferativa, pode haver perda irreversível.

Se não tratar pode evoluir para uma cegueira em 5 anos, alerta.

Revista Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 8h, pelas rádios Nacional AM Brasília e Nacional AM Rio, e às 6h (horário local) pela Rádio Nacional do Alto Solimões. Aos sábados, o programa vai ao ar às 8h pela rádio Nacional AM Brasília.

Fonte: Rádios EBC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support