Cirurgia refrativa personalizada

O tratamento a laser em uso há algumas décadas, evoluiu para um processo mais avançado, denominado cirurgia refrativa personalizada com excimer laser – procedimento em que cada caso é analisado separadamente e o paciente recebe um tratamento exclusivo. É certo que a cirurgia convencional com excimer laser também é praticada no Brasil há mais de trinta anos, mas limita-se, exclusivamente, a correção de problemas, como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. Entretanto, o olho humano pode apresentar pequenas irregularidades ou imperfeições. Atualmente, a técnica moderna permite que, além da correção de graus, as particularidades de cada olho, possam ser tratadas de forma eficiente, rápida e com resultados altamente positivos.

Essas imperfeições, ainda que pequenas, podem causar sintomas que interferem na qualidade da visão, principalmente, a noite ou em locais de baixa luminosidade. O portador pode ver halos ao redor de pontos luminosos, sombras ou ter ofuscamentos discretos.

Atualmente, já existe um aparelho, chamado aberrômetro, que consegue medir não só graus de refração, mas também detectar esses pequenos defeitos do olho humano.

Por que a cirurgia é “exclusiva”?

Com base num mapa tridimensional preciso do olho, espécie de ‘‘impressão digital’’ – gerado pelo aberrômetro, e que contém todas as informações sobre o modo como cada pessoa enxerga, o cirurgião planeja um tratamento de correção específico. Após a aplicação de um colírio anestésico, a cirurgia é realizada pelas técnicas PRK ou LASIK, ambas de forma personalizada. Uma tecnologia de reconhecimento da íris permite que o laser molde a córnea do paciente de acordo com o planejamento inicial, observando suas necessidades e esculpindo-a delicadamente.

Durante o ato cirúrgico, qualquer movimentação do olho é captada por um sistema especial de rastreamento, quando isso acontece, o raio laser se posiciona, automaticamente, de modo a garantir a precisão do tratamento. A aplicação do laser dura poucos minutos.

Resultado rápido e eficiente

A cirurgia refrativa personalizada vem sendo utilizada em todo o mundo e os resultados são excelentes. Na maioria dos casos, a correção é definitiva e, em pouco tempo, o paciente pode retomar sua vida normal e praticar qualquer tipo de atividade, inclusive, exercícios físicos.