O presidente

Dr. Marcos Ávila obteve sua graduação em medicina pela Universidade Federal de Uberlândia, Brasil, e, após a residência médica no Rio de Janeiro, ele completou o fellowship em doenças vítreo retinianas pela Harvard Medical School e Retina Foundation em Boston, EUA. É nacionalmente e internacionalmente conhecido por seu trabalho acadêmico, social, de educador e pelas pesquisas científicas em seus mais de 30 anos de trabalho.

Atualmente, é professor titular de oftalmologia da Universidade Federal de Goiás, professor e orientador da Universidade de Brasília (UnB) e presidente do Centro Brasileiro da Visão, em Brasília, e Centro Brasileiro de Cirurgia de Olhos, em Goiânia. Eles estão classificados entre os maiores hospitais oftalmológicos da América Latina. Sob sua orientação mais de 300 médicos concluíram a pós-graduação nos níveis lato (residência médica e fellowship) e stricto sensu (mestrado e doutorado).

 

Trajetória

Dr. Marcos Ávila foi presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo e mantém-se ativo como membro da Academia Americana de Oftalmologia (AAO), Academia Pan-Americana de Oftalmologia (PAAO), Sociedade Americana de Especialistas em Retina (ASRS), dentre outras sociedades médicas nacionais e internacionais. Ele também serviu como membro do conselho diretor da PAAO e da ASRS.

No Brasil, sob sua orientação, vários oftalmologistas realizaram atendimentos em campanhas de saúde pública para pessoas da comunidade, na região Centro-Oeste,  levando, assim, auxílio oftalmológico gratuito para mais de 1 milhão de pessoas carentes nos últimos 10 anos. Como presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, coordenou o primeiro Fórum Nacional de Saúde Ocular e mantém o trabalho efetivo nas edições bianuais deste fórum, que é realizado no Congresso Nacional, em Brasília. Este evento possibilitou importante alocações de recursos financeiros para implementação de políticas públicas destinadas a prevenção a cegueira no Brasil.

O retinólogo Dr. Marcos Ávila tem forte atuação na área de pesquisa científica e já participou de vários estudos internacionais. Ele possui mais de 95 artigos publicados em revistas científicas e é autor de inúmeros capítulos de livros referentes a oftalmologia. É também membro do Conselho Editorial do Retina Journal nos EUA. Atuou como presidente em dois Congressos Brasileiros de Oftalmologia que, pelo grande número de participantes, estão entre os maiores do mundo. Ele também liderou o programa de retina no Congresso Mundial de Oftalmologia (WCO), em 2006, no Brasil.

Suas atividades profissionais, de educador, acadêmicas e de pesquisa, juntamente com seu trabalho social e comunitário, renderam-lhe várias premiações no Brasil e no exterior, dentre as quais, umas das mais destacadas, o Senior Achievement Award de 2010, concedida pela Academia Americana de Oftalmologia.

Dr. Marcos Ávila é casado, pai de cinco filhos e exerce a oftalmologia em Brasília e Goiânia.